Endometriose: 7 estratégias nutricionais
Março também é o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose ~ Março AMARELO!
"Seis milhões de brasileiras. Esse é o número aproximado de mulheres que são afetadas pela endometriose (inflamação aguda no sistema reprodutor feminino) no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose (SBE)."
Não é raridade encontrar casos de Endometriose no consultório (Eu, por exemplo, rs). O acompanhamento com o médico se faz necessário, porém uma alimentação mais saudável e com os alimentos certos podem te ajudar.
Ômega 3– Reduz a inflamação, retardando o crescimento da implantação endometriótica. Consuma peixes ricos nessa gordura do bem (sardinha, salmão, arenque).
Vitamina D – Um solzinho diário de 20 minutos, para aumentar as concentrações dessa vitamina que está envolvida no nosso código genético.
Resveratrol – Polifenol presente no cacau e uvas.
Inibidores naturais da COX-2 (enzima responsável pela inflamação) – Gengibre, cúrcuma, pimenta cayena, chá verde, cebola roxa.
Vitaminas do Complexo B (Inositol e Colina), desempenham papel fundamental na degradação do excesso de estrogênio - Ovos, brócolis, quinoa, farelo de aveia, peixes, cereais integrais, grãos, nuts, vegetais verdes;
Aumentar Fibras, inulina (chicória), amido resistente (banana verde)
Melhorar Flora Intestinal - Uso de probióticos!
Procure sempre um profissional para te orientar com a introdução de novos alimentos e se é necessário suplementação, ok?
***FELICIDADE FAZ PARTE DA DIETA***