Temperos Naturais e Seus Benefícios
Você usa e abusa dos temperos naturais? Ou ainda usa os industrializados cheios de Glutamato Monossódico???
Muitos pacientes chegam ao consultório conhecendo o básico: orégano, alecrim, manjericão, pimenta.
Mas existem muitos outros temperos que nos dão uma riqueza de sabores e contém propriedades benéficas.
ORÉGANO: Fungicida, antioxidante, bom pra indigestão, gases, cólicas e enjoos;
ALECRIM: Diurético,antimicrobiano, cicatrizante,tônico, cardiotônico, anti-reumático,estimulante, digestivo,anti-espasmódico, anti-reumático. Combate dores musculares, ativa as funções do pâncreas e é anti-convulsivo.
CÚRCUMA: Trata problemas estomacais e digestivos. Parecida com o açafrão.Tem aroma picante e é um pouco amarga.Dentre suas propriedades medicinais,destaca-se o combate e problemas estomacais e digestivos.Também é antibacteriana.
AÇAFRÃO: Tem efeito relaxante, o açafrão também é utilizado no tratamento de problemas digestivos e urinários. A especiaria contém um anti-oxidante denominado croacina, que ajuda na prevenção e no combate à disseminação do câncer;
AIPO: Boa fonte de potássio, ajuda a equilibrar a pressão arterial e baixar o colesterol. Favorece o funcionamento dos rins, alivia dores articulares principalmente em casos de gota. Tem poucas calorias.
LOURO: Possui propriedades medicinais para reumatismo, estomago, etc. O chá de suas folhas é indicado em caso de problemas de digestão.
ALFAVACA: É usada em sopas e molhos. Ajuda a prevenir a má digestão e a formação de gases. Também é benéfica contra problemas urinários, infecções respiratórias e asma.
TOMILHO: Muito usada na cozinha italiana. O chá alivia distúrbios intestinais. Os gargarejos preparados com a erva combatem inflamações da garganta.
COENTRO: O sabor forte de suas folhas enriquece molhos e pratos à base de aves e de vegetais. Médicos recomendam mascar folhas ou sementes contra indigestão.
MANJERICÃO: É usado em diversos pratos. Quando consumido em grandes quantidades, funciona como fortificante e antigripal.
COMINHO: Os cientistas identificaram no cominho uma substância com propriedade para prevenir o câncer. Entre os condimentos analisado, foi o mais potente para prevenir o câncer urológico. Contém cálcio, Vitamina B1 e B2 e por isso ajuda na desintoxicação do fígado.
CEBOLINHA: Introduzida no Brasil pelos portugueses, a cebolinha tem um sabor semelhante ao da cebola, pois pertence a mesma família desta e do alho. Como os seus parentes próximos, possui propriedades bactericidas, ajuda a controlar a pressão arterial e contém as vitaminas A e C. O cheiro da cebolinha estimula a liberação de sucos digestivos.
NOZ MOSCADA: É incluída nos remédios para náusea, má digestão e cólica, graças à miristicina.
E aí? Qual você vai experimentar? Me conta!
***Felicidade Faz Parte da Dieta***